segunda-feira, janeiro 15, 2007

A termografia aplicada à electricidade


Contribuição para o SmartEngineering de Horácio Luís Baptista, Projectista na IDOM e admnistrador do site ForumEnergia.eu
.
.
“A termografia é a técnica que estende a visão humana através do espectro infravermelho. O infravermelho é uma frequência electromagnética naturalmente emitida por qualquer corpo, com intensidade proporcional à sua temperatura.”
Retirado de "
http://pt.wikipedia.org/wiki/Termografia"

A aplicação de materiais na construção de condutores e de isolantes eléctricos tem forçosamente que verificar as condições técnicas e de segurança por forma a garantir o seu bom funcionamento e desempenho nas condições nominais e nas situações excepcionais, como os curto circuitos, que, embora pouco frequentes, devem garantir a segurança do sistema.
Em condições normais, a electricidade é uma forma de energia “invisível”, que apenas se manifesta sob a forma de calor por efeito de Joule quando percorre uma superficie condutora.
Quando bem projectado e em condições nominais de funcionamento, um sistema eléctrico deve apresentar perdas reduzidas. No entanto, e devido a uma panóplia de factores como por exemplo defeitos construtivos, fenómenos transitórios ou fadiga do material, o material eléctrico pode efectivamente sair danificado, sem no entanto ser possível a identificação desse defeito a olho nú, pondo em risco a continuidade do serviço assim como a segurança do equipamento e de pessoas.
É neste ponto que a termografia deve ser utilizada, pois a partir do espectro infravermelho torna-se possível a identificação dos defeitos de uma forma rápida e segura, já que pode ser feita à distância e não implica o contacto directo com o equipamento. No entanto, o estudo termográfico não deve ser realizado unicamente após a ocorrência de um defeito, mas sim de uma forma regular, por forma a evitar a ocorrência desses eventuais defeitos.


Figura 1: Termografia aplicada a dispositivos de corte e protecção. (fonte http://www.visir.net)



Figura 2: Termografia aplicada a um motor eléctrico. (fonte http://www.visir.net)



Figura 3: Termografia aplicada a um transformador de potência. (fonte http://www.visir.net)

Como afirmo no título, descrevi a termografia aplicada à electricidade, mas esta técnica pode e deve também ser aplicada a outras áreas da engenharia, como por exemplo na detecção de pontes térmicas em estruturas (civil) ou monitorização de pipings (mecânica).

Sem comentários: