terça-feira, outubro 31, 2006

O Projecto Beddington Zero Energy Development (BedZED)

Contribuição para o SmartEngineering de Horácio Luís Baptista, Projectista na IDOM e admnistrador do site ForumEnergia.eu

Quando se fala em eficiência e sustentabilidade na construção, o projectoBedZED (acrónimo de Beddington Zero Energy Development) tem que ser mencionado. Este projecto-protótipo localizado em Beddington, Inglaterra,foca e utiliza os aspectos mais eficientes do projecto e construção de moradias, chegando por vezes a aproximar-se vertiginosamente de áreas como a ficção científica. Foi projectado e construido entre 2000 e 2002.O projecto é do arquitecto britânico Bill Dunster e teve a sua génese na procura de uma forma mais eficiente de construir moradias em áreas urbanas. Bill Dunster e a sua equipa muniram-se das técnicas e dos materiais mais modernos e eficientes e produziram as 82 moradias, os 17 apartamentos e os 1400m2 de área comercial que constituem BedZED.


Factos:


- Foram instalados 777m2 de paineis solares e uma central de cogeração para fornecimento de calor e de electricidade. BedZED é energeticamente independente do exterior.
- As habitações estão orientadas a Sul e possuem isolamento térmico de elevada eficiência.

- A maior parte da água das chuvas é recolhida e reutilizada no local.

-Os materiais foram seleccionados de forma a estarem disponíveis num raio de 60km do local de construção, minimizando desta forma o impacto com o seu transporte.

- Os locais de estacionamento são limitados, mas os residentes partilham os automóveis.

- As necessidades de aquecimento são em cerca de 90% inferiores à média britânica. A utilização de água também é cerca de 40% inferior à média britânica.

- A energia utilizada diariamente por cada habitante (3kWh) é cerca de 25%inferior à média britânica e 11% dessa energia é mesmo produzida nos paineisf otovoltaicos instalados.

O caminho para a sustentabilidade é ainda longo, mas projectos desta tipologia, embora protótipos, mostram que a eficiência é possível e benéfica para a estratégia de desenvolvimento sustentável da população mundial. Este projecto nasceu em Inglaterra mas podia claramente ter nascido em Portugal,e creio que a aposta no (re)conhecimento e na formação de técnicos no nosso país será factor de decisão para que a construção evolua de forma a ser possível habitarmos todos nós casas que consumam menos recursos.

3 comentários:

António Aguiar da Costa disse...

Hbaptista,
Bem vindo a este espaço de partilha de conhecimento.
Participações como esta enriquecem bastante o Blog, ficando, desde já, feito o convite para futuras participações. Certamente terá muitos outros assuntos de interesse para partilhar.

Anónimo disse...

Ola, gostaria de saber informaçoes sobre plantas, cortes e fachadas do bedzed? favor me responder!
Liana

Leticia Caramez disse...

Gostaria de informações sobre o projeto e a demanda? Há muita procura? Como funciona o processo?
Obrigada, Leticia