quarta-feira, outubro 11, 2006

Desaceleração dos custos de construção de habitação nova e dos preços de manutenção e reparação regular da habitação


Em Agosto de 2006, o índice de custos de construção de habitação nova no Continente registou uma variação homóloga de 3,3%, 0,5 pontos percentuais (p.p.) inferior ao verificado em Julho. O índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação no Continente apresentou uma variação homóloga de 3,6%, 0,2 p.p. inferior à variação do mês anterior.

Nas imagens seguintes apresenta-se a evolução dos Índice de Custos de Construção de Habitação Nova e Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular:


(Informação fornecida pelo Instituto Nacional de Estatística)


Análise sucinta dos gráficos apresentados

Uma análise breve indica-nos que o comportamento do índice de custos apresenta uma oscilação do tipo sinusoidal, bastante evidenciada no primeiro gráfico e menos evidente no segundo, sendo o seu período, para os índices de custos de construção nova aproximadamente igual a 1 ano. No caso do segundo gráfico a variação não é tão simples não surgindo um período evidente de mudança de fase.

Relativamente aos índices de Construção Nova pode dizer-se que não apresentam variações sazonais importantes e que a sua amplitude de variação parece estar a diminuir, o que pode querer indicar uma necessidade de reajuste da variação.

Por outro lado, ainda relativamente ao primeiro gráfico, observa-se que a amplitude do custo dos materiais é superior ao da mão-de-obra, o que se compreende devido à maior especulação do mercado relativamente às matérias-primas e ao custo da energia associada à sua produção.

Concretamente ao índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação verifica-se que a tendência é de crescimento deste índice (veja-se linha de tendência a vermelho no gráfico seguinte que une pontos mais baixos do índice Total).




Esta tendência crescente poderá alertar o mercado para a maior sensibilização das necessidades de Manutenção e Reparação, que ganharam, nos últimos anos, uma maior visibilidade e têm sido alvo de maior procura. No entanto, a maior procura não estará ainda a ser compensada com uma maior oferta, no meu ponto de vista, o que tem levado à elevação dos índices de custo. No caso dos produtos este crescimento tem sido bastante considerável, apontando-se esta área de mercado como sendo bastante atractiva num futuro próximo.

Sem comentários: