quarta-feira, outubro 18, 2006

Borracha reciclada de pneus usada em 250 quilómetros de estradas portuguesas

Pensar a longo prazo, almeja a sustentabilidade e auto-suficiência, são objectivos que se colocam cada vez mais em cima da mesa, relativamente aos mais variados assuntos. Nos dias de hoje, verificamos que o Mundo onde vivemos não está estagnado, pelo contrário, ele reage de forma intensa à intervenção do Homem, e por isso mesmo somos nós que temos que repensar essa intervenção.
Para além de outros conceitos já referidos aqui no Blog que abrangem uma visão de longo prazo de redução de impacto, como a eficiência energética, a análise de risco, a manutenção e gestão de infra-estruturas, surge também no sector da Construção o conceito de reciclagem. A constatação de que uma infra-estrutura tem um fim de vida, e que a possibilidade de reutilizar os seus constituintes pode efectivamente significar reduções de impacto no meio envolvente começa a tornar mais atractivo o conceito de reciclagem.



Relativamente à reciclagem aplicada às vias de comunicação, refere a Agência Lusa que duzentos e cinquenta quilómetros de estradas portuguesas foram construídas ou recuperadas desde 1999 com borracha reciclada de pneus velhos, um projecto desenvolvido pela empresa Recipav, do grupo Águas de Portugal.
Nos últimos sete anos foram produzidas 16.700 toneladas de Betume Modificado com Borracha (BMB), através da reutilização de 640 mil pneus.Em Portugal, o BMB utilizado incorpora menos de dez por cento da mistura aplicada na construção ou reconstrução dos pavimentos.Para uma estrada comum utiliza-se o equivalente a cerca de um pneu por cada metro quadrado de estrada, ou seja, quatro mil pneus por quilómetro.A Recipav defende que a utilização de BMB - que junta borracha ao betume - tem várias vantagens face ao betume tradicional, nomeadamente um aumento na resistência ao envelhecimento e na elasticidade, diminuindo o aparecimento de fissuras à superfície dos pavimentos.Segundo estudos da Recipav, o BMB reduz os custos de manutenção dos pavimentos e aumenta o atrito no contacto pneu/pavimento.

Em Portugal o uso dos pneus tem tido papel de destaque, uma vez que não existem outros destinos para aquele resíduo para além da queima nos fornos das cimenteiras (co-incineração). A sua colocação em aterro foi proibida há pouco mais de dois anos.A utilização do BMB tem sido acompanhada pelo LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que elabora estudos e acompanha as obras que utilizam aquele resíduo.A utilização de borracha no pavimento de estradas começou nos anos 60 nos Estados Unidos, na África do Sul e na Austrália, tendo por objectivo limitar a utilização de recursos naturais na construção das estradas.Alguns países estão também a aplicar na construção de estradas produtos resultantes das demolições de prédios, da fabricação de plásticos, escombreiras resultantes da produção dos mármores, cinzas das centrais de alto forno.Para a próxima quinta-feira, em Lisboa, está marcado um seminário sobre "Pavimentos Rodoviários Verdes", que vai reunir responsáveis de empresas como a Estradas de Portugal, a Brisa e as maiores construtoras, contando ainda com a presença de especialistas estrangeiros.


A reciclagem será obviamente um dos parâmetros a ter em conta no âmbito da reinvenção da Engenharia, e será aplicada às mais diversas áreas do sector. Será certamente exigida por cada um de nós, pela sociedade e pelo meio onde nos inserimos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sobre este tema sugiro a visita ao site da RECIPAV: http://www.recipav.pt/. Esta pioneira empresa surge no mercado para fomentar novos caminhos
para a pavimentação de estradas, fundamentalmente no que respeita à exploração das qualidades técnicas e
ecológicas de um produto inovador, o Betume Modificado com
Borracha (BMB). Daí a sua parceria com
a Recipneu no sentido de Reutilizar / Valorizar o resíduo de pneu.

Mas as valências deste tipo de produto não se ficam pelo valor ambiental mas também pela sua excelente qualidade ACÚSTICA!! Conheci esta empresa devido à investigação que realizei no campo dos PAVIMENTOS SONO-REDUTORES. De facto o BMB permite obter reduções de entre 3 a 5 dB(A) nos Níveis de Ruído de Tráfego Rodoviário. Existem inclusivé 2 estudos comparativos do BMB fabricado por esta empresa com dois tipos de betões tradicionalmente usados em pavimentação. Estes estudos foram aprsentados num congresso sobre pavimentos que teve lugar na FEUP (Porto), se não me falha a memória, no ano passado. Se houver interesse posso colaborar na publicação de excertos desses estudos.... Até lá, boa engenharia!


P.S:Ainda a propósito, indico o endereço electrónico mais apropriado para quem lhe interessar o programa mais completodo seminário sobre Pavimentos Rodoviários Verdes: www.cpr.pt

Anónimo disse...

Bom comentário Eduarda!

Relativamente à publicação de excertos dos estudos, ou até outras informações que julgues estarem dentro do âmbito deste blog, claro que serão muito bem recebidas.