sábado, março 03, 2007

EXPOSIÇÃO INGENUIDADES - Fundação Calouste Gulbenkian

FOTOGRAFIA E ENGENHARIA
Exposições De 09/02/2007 a 29/04/2007 10h00 - 18h00
Galeria de exposições temporárias

Das pirâmides do Egipto e Linhas Nazca à construção da barragem Três Gargantas, a mostra “Ingenuidades – Fotografia e Engenharia 1846-2006” reúne obras-primas fotográficas que captam a vida e evolução das engenharias, de 1846 a 2006. A exposição é “uma homenagem à liberdade e génio criativo dos cientistas e engenheiros”, diz o curador Jorge Calado, professor de Química-Física do Instituto Superior Técnico. “INGenuidades” abre a 9 de Fevereiro e estará patente até 29 de Abril, na galeria de exposições temporárias da sede.
Pela objectiva dos 160 artistas representados, de cerca de 30 nacionalidades, passaram as grandes obras de engenharia passadas e recentes, na sua dialéctica com as forças da natureza. São mais de 340 imagens, organizadas segundo os quatro elementos (Terra, Água, Ar e Fogo) e distribuídas em sete secções, que percorrem o mundo e as maravilhas da engenharia, o seu nascimento, evolução e morte. Em paralelo, revê-se a história da própria fotografia, nas suas práticas, técnicas e usos.
“INGenuidades” é um trabalho de âmbito internacional, juntando obras de coleccionadores privados, galerias e museus, de Sydney a Berlim passando por São Francisco e Reiqjavique. Integra também peças de fotógrafos portugueses como António Júlio Duarte, José Manuel Rodrigues, Paulo Catrica e Paulo Nozolino. Em Outubro, a mostra viajará até ao Palais des Beaux-Arts, em Bruxelas, coincidindo com a presidência portuguesa da União Europeia.
Entrada: 3 euros (Domingos entradas gratuitas)

Sem comentários: