quinta-feira, setembro 14, 2006

Reinventar a Engenharia

As crescentes exigências do Mundo Novo, que se apresenta com uma mentalidade renovada, encaminham a Ciência e o Desenvolvimento para uma maior inserção do Homem no meio envolvente, a par de uma também crescente necessidade de controlo desse próprio Mundo. Vive-se assim numa pequena faixa evolutiva compreendida entre o anseio pelo controlo do meio e o medo do seu descontrolo.

A Engenharia, outrora a arte de inventar e criar engenhos, ferramentas ao serviço do Homem, é agora mais do que isso: uma Ciência que pretende construir uma sociedade melhor, que não pode visar exclusivamente o Homem, e que deve, principalmente, procurar o seu desenvolvimento num meio que se considera como sendo bastante frágil e vulnerável, por isso com importância primordial.

O surgimento de um conceito novo de engenharia impulsiona uma preocupação necessária pela sustentabilidade, que pode ser procurada de variadas formas e deve ser anseada em todos os projectos.

Neste Blog tentar-se-á abranger-se alguns temas que sigam este raciocínio e solicita-se desde já a participação de todos os que se identifiquem com a este novo conceito de Engenharia.

Sem comentários: