quarta-feira, setembro 27, 2006

Projectar com fiabilidade

O Projecto de Engenharia Civil está a sofrer algumas transformações. Já se falou de algumas delas em posts anteriores, como a sensibilização para o conceito de desempenho das infra-estruturas projectadas, a eficiência energética ou eficiência ambiental, mas existe um outro factor em crescente desenvolvimento. A manutenção e gestão das infra-estruturas, que surgem como disciplinas com contributos importantes para a sustentabilidade e segurança da sociedade.

Após muitos anos de incidência quase exclusiva sobre a criação de novos projectos, para os quais o surgimento do betão contribuiu de forma activa, envolvido por uma quase euforia de descoberta do composto perfeito, verificou-se que afinal as deteriorações são relevantes, e que, passadas algumas décadas, afectam o comportamento global da sociedade. O impacto, criado pela quantidade enorme de problemas graves de deterioração que surgem, nos dias de hoje, em catadupa, tal como foi caracterizado o surgimento de novas construções há algumas décadas atrás, é bastante visível, de difícil controlo e relevante para o comportamento salutar de uma sociedade.
Situações limite de edifícios completamente inabitáveis, especialmente nos centros das grandes cidades, realçam, que a par de políticas desadequadas, também o desleixo relativamente a falta de manutenção leva a situações de reabilitação intensas, bastante mais caras, que por isso contribuem para o avultado crescimento dos preços das habitações.

Casos como o da ponte de Entre-os-Rios levantam questões globais sobre o estado das pontes, por exemplo, e tornam a questão da sua gestão e manutenção uma responsabilidade social e económica.
No caso das pontes, a sua Gestão e Manutenção tem apresentado saudáveis desenvolvimentos, não só ao nível da organização de informação em bases de dados mais organizadas, mas também ao nível da optimização das acções de manutenção, das acções de inspecção e até ao nível da consideração em projecto de planos de inspecção e intervenção.
Nesta área surgem diversos autores bastante dinâmicos, salientando-se D.M.Frangopol, Presidente da International Association for Bridge Maintenance and Safety (www.iabmas.org), também Professor da Universidade de Colorado, que tem contribuído de forma intensa para desenvolvimentos importantes.
Em Portugal as Faculdades de Engenharia mais interessadas pelo tema são a da Universidade do Minho, através do Professor Paulo Cruz, a da Universidade do Porto, através do Professor Joaquim Figueiras e o Professor Raimundo Delgado e a do Instituto Superior Técnico, através do Professor Fernando Branco e o Professor Jorge de Brito, dos quais, convém referir a autoria do livro "Handbook of Concrete Bridge Management" editado pela ASCE Press (bastante completo e muito prático, infelizmente com preço demasiado elevado).

Na área dos edifícios têm também sido feitos esforços no sentido da sua gestão, manutenção, avaliação de desempenho, nomeadamente da parte do International Council for Research and Innovation in Building and Construction, tendo sido editadas, recentemente, publicações bastante interessantes com desenvolvimentos nesta área, referindo-se por exemplo as publicações, "Performance Based Methods for Service Life Prediction" e "Guide and Bibliography to Service Life and Durability Research for Buildings and Components".

Sem comentários: