quarta-feira, outubro 10, 2007

A realidade virtual como ferramenta de apoio à decisão, aplicada à concepção e manutenção de infra-estruturas

Um modelo de realidade virtual permite interacções virtuais com espaço e o tempo e também com critérios de decisão, no caso das infraestruturas, materiais a utilizar e respectiva vida útil, fiabilidade dos materiais, tipo de ligação existente entre eles (série ou paralelo), tipo de acções de conservação a levar a cabo e planos de manutenção a implementar. As interacções dentro do modelo virtual são efectuadas através de informação visual, no entanto, é possível a ligação do modelo virtual a algoritomos de cálculo que poderão proporcionar opções mais avançadas de simulação. Neste sentido, a existência de uma ferramenta de simulação e análise, possibilita não só o controlo visual da ocupação espacial da infra-estrutura, mas também o controlo visual do seu estado físico e da relação entre os diferentes elementos que a constituem, que terão características próprias e que funcionarão ou não em conjunto com outros elementos de características possivelmente distintas.
.
Num modelo de simulação de apoio à manutenção cada elemento do cenário virtual deve ter associada a informação relativa ao seu estado de desgaste/conservação em função da variável tempo. Deste modo, quando o utilizador, após um determinado período, interage com o modelo virtual, é identificado/visualizado o grau de desgaste previsível do material de cada elemento e assim poder julgar das opções de planeamento que possam ser aplicadas.

A realidade virtual permite que a decisão seja baseada na possibilidade de visualização de toda a infra-estrutura, permitindo walkthroughs e variados tipos de interactividade visual, por forma a que, neste caso, a decisão de manutenção e conservação tenha uma componente visual bastante real e de fácil compreensão. Veja-se que, na prática, a decisão de substituição de um elemento poderá depender da sua situação no espaço (poderá ser de difícil acesso) ou até da existência de outros elementos com tempo de vida útil similar, que se situam juntos, e que por isso poderão ser substituídos ao mesmo tempo. Em qualquer das análises feitas a componente visual é decisiva. Na realidade virtual esta componente adquire uma potencialidade enorme pois a percepção da realidade é bastante simples e elucidativa, eliminando-se por exemplo as complexidades inerentes aos desenhos bidimensionais comuns.
Para além desta componente visual e interactiva referida anteriormente, um modelo virtual permite a gestão da infra-estrutura, simulando a necessidade de tomada de decisões ao longo do tempo, o surgimento de alertas, aconselhamentos, permitindo a amostragem das características dos materiais utilizados, possibilitando até a sua substituição. Digamos que na prática o modelo virtual funciona como suporte de gestão e interacção.
Por outro lado, a realidade virtual surge como uma solução de integração tecnológica[ii] que possibilita a designers, projectistas, construtores e decisores a análise global de um projecto, a detecção mais fácil de problemas de projecto, representando uma ferramenta favorável à escolha de melhores soluções de concepção. Assim é possível imaginar que um modelo de realidade virtual poderá ser útil desde o início da concepção, devendo aconpamanhar todo o ciclo de vida do projecto e permitindo a integração de todos os intervenientes num ambiente virtual simples e interactivo.Num futuro próximo a realidade virtual funcionará como uma ferramenta de apoio à decisão, simulando o ciclo de vida da infra-estrutura, apoiando o utilizador nas decisões a tomar tanto ao nível do projecto (escolha de materiais a utilizar) como durante a fase operacional da infra-estrutura. A própria demolição poderá ser simulada, permitindo um estudo visual da sequência de demolição.
Ao longo das diversas decisões a tomar, os modelos de simulação da realidade interagem através de alertas e aconselhamentos, elaborando, no final, um relatório de análise económica relativo às decisões tomadas, e abordando as possibilidades de melhoria do plano das decisões.
.
.
.
.
Antonio Aguiar da Costa
.
[i] Rad, Hosein N. and Khosrowshahi, Dr. Farzad, Visualization of Building Maintenance through time, IEEE Conference on Information Visualization ‘97
[ii] Issa, Raja R.A. , Virtual Reality: A solution to seamless technology integration in the AEC Industry?, Berkeley-Stanford CE&M Workshop

Sem comentários: