terça-feira, outubro 16, 2007

Conferência europeia sobre eLearning


Decorre neste momento a conferência europeia sobre eLearning (dias 15 e 16 de Outubro), no Centro de Congressos de Lisboa. Existe a possibilidade de se acompanharem as intervenções em tempo real através do site www.elearninglisboa.com (deve seleccionar-se, então, "Transferência em directo" no menú).
.
A iniciativa é bastante interessante e estimulará concerteza as plataformas digitais no âmbito da comunicação e aprendizagem nas suas mais variadas vertentes. O desafio é tornar mais "plano" o acesso à informação e aproximar os intervenientes da difusão do conhecimento. Aborda-se ainda o impacto social e económico que poderam ter estes tipos de plataformas, estando elas equilibradas entre a coesão social e a virtualização do ensino.
.
O elearning, quanto a mim, deve levantar dois pontos relevantes: um relativo à importância das novas tecnologias e da estratégia que deve ser desenvolvida para a implementação de plataformas electrónicas, que deve abranger uma inevitável análise da metodologia de ensino e relação entre intervenientes, e outro relativo à tentação inerente à excessiva virtualização de todo o processo, que deve ser controlada através de mecanismos tecnológicos.
.
.
Antonio Aguiar da Costa

1 comentário:

Xosé Manuel Carreira disse...

O êxito do e-learning em Portugal passa por que a Universidade Aberta consiga a relevância social e a qualidade no ensino da Open University no Reino Unido ou da UNED na Espanha. As duas são as maiores universidades da Europa e fornecem quase o 10% dos diplomas universitários nesses países.