segunda-feira, outubro 22, 2007

Últimos livros comprados

.
Gribbin, John (2005) História da Ciência - de 1543 ao presente, Publicações Europa-América, Lda (tradução Portuguesa)
.

Conhecer o desenvolvimento da história da ciência é inevitável para quem quer fazer ciência ou se interessa por ela.

O desenvolvimento das metodologias de investigação são, por exemplo, uma evidência da evolução do processo de fazer ciência, e estão subjacentes a qualquer descoberta ou inovação actual. Hoje em dia existem processos bastante rigorosos e precisos de investigação, facto que outrora era desvalorizado ou inexistente, sendo até muitas vezes influenciado por crenças e mitos, situação hoje em dia fora de questão.

Mas a história da ciência transmite-nos bastante mais informação para além desta. Possibilita, por exemplo, a formação de uma percepção evolucionária da ciência e das suas características complexas, que marcaram as grandes descobertas. A evidência de uma "mão invisível" (tal como Adam Smith percebeu existir na Economia) que surge naturalmente nos maiores enigmas e dificulta a interiorização de uma ciência completamente racional. Existe um equilíbrio inerente aos fenómenos que, talvez, nem sempre será possível definir a sua razão. A este respeito é interessante referir por exemplo a aplicabilidade da lei da potência a inúmeros fenómenos, entre eles à formação de avalanches, à distribuição de terremotos ou até aos crashes da bolsa! (ver mais aqui e aqui).

A história alerta-nos inevitavelmente para o carácter evolucionário da vida e, por isso, da ciência, tal como nos sensibiliza para a auto-organização crítica inerente a essa mesma evolução.

Os próximos livros vêm exactamente no seguimento da temática dos sistemas complexos, o primeiro numa perspectiva de modelação computacional do comportamento social do ser humano (comportamento complexo) e o segundo no âmbito de um aprofundamento dos fenómenos complexos da natureza, questionando a relação complexidade vs simplicidade.
.
Miller, John H.; Page, Scott E. (2007) Complex adaptive Systems - An introduction to computational models of social life, Princeton, New Jersey
.
Gribbin, John (2005) Deep simplicity: Chaos, Complexity and the Emergence of Life, Penguin Books, England

.

5 comentários:

Anónimo disse...

António, seria interessante informar qual o tema/abordagem que os livros encerram, para além do já referido título!

António Aguiar da Costa disse...

hbaptista, optima sugestão! Obrigado.

Anónimo disse...

A história da ciência desde 1543 até ao presente é suficiente para encher incontáveis páginas de histórias (sucessos e também insucessos). Ter essa informação resumida num único livro deve ser muito interessante de ler! Já agora duas questões: porquê a data "1543"? Tem algum significado histórico?

António Aguiar da Costa disse...

O autor deste livro optou por focar a sua análise na História Ocidental desde o Renascimento, altura em que as descobertas científicas sentiram um estímulo bastante forte. É interessante realçar que os primeiros 12 ou 13 séculos anteriores a esta data não testemunharam evoluções científicas muito significativas.
O ano 1543 deixou uma marca importante na história, neste ano coincidiu a publicação de um estudo de Andreas Vesalius, médico e um especialista em dissecação, sobre a anatomia do corpo humano(De humani Corporis Fabrica), desenvolvido a partir da redescoberta do trabalho de Claudius Galenus (130 d.c), e do livro de Copérnico sobre as revoluções dos corpos celestes(De Revolutionibus Orbium Coelestium), renascido dos estudos de Ptolomeu (século 2 d.c.), que despoletou o confronto de ideias relativas ao sistema solar e, posteriormente, evidênciou, por defeito, a importância da existência de uma metodologia científica no desenvolvimento de conhecimento.

Anónimo disse...

Sugiro esta leitura:

Homem-Máquina, Paradigma da Vida Moderna
Editor: Livraria Almedina
ISBN-13: 9789724031439
Ano de Edição: 2007
N.º de Páginas: 240