terça-feira, dezembro 26, 2006

Sistema OPS (Organic Prestressing system)

..
Tendo como base científica a Biomimética, uma área da ciência que tem por objectivo o estudo das estruturas biológicas e das suas funções, procurando aprender com a Natureza e utilizar esse conhecimento em diferentes domínios da ciência, o sistema OPS surgiu na sequência de um trabalho de investigação, iniciado pelo Professor Pedro Pacheco. Este projecto visava o estudo de aplicações de soluções de Bio-estruturas a estruturas de Engenharia Civil.
Centrado no estudo do músculo, o trabalho de investigação transportou os conceitos conhecidos da anatomia para as estruturas, surgindo o conceito de pré-esforço orgânico, em que, por exemplo, uma viga é dotada de um sistema de cabos que respondem a instruções de um autómato em função de deformações medidas por sensores, o que, permite a optimização do comportamento da viga e a diminuição considerável do seu peso.
Seguidamente apresenta-se um vídeo em que o Professor Pedro Pacheco explica, de uma forma simplificada, o conceito de pré-esforço orgânico (retirado da página do
Grupo OPS).





A Tese de Doutoramento “Pré-esforço Orgânico – um exemplo de sistema efector” apresentada em 1998 pelo Professor Pedro Pacheco marcou o início de um reconhecido e inovador sistema de pré-esforço com comportamento inteligente, que conta já com diversos prémios:
.
2004 - FIVE - Fomento da Inovação e Valorização Empresarial (IAPMEI)
2001 - 2ª melhor Tese Internacional em Estruturas (FIB - Fédération International du Béton)
1998 - Nomeação Prémio Ferry Borges para Melhor artigo escrito em língua estrangeira
1998 - Nomeação Prémio Ferry Borges para Melhor artigo escrito em língua portuguesa

Um projecto piloto foi já desenvolvido para o teste do sistema OPS, aplicado à construção de uma ponte sobre o Rio Sousa (sub-lanço Lousada – IP4/A4), tendo sido um verdadeiro êxito. Um completo sucesso foi também a parceria entre a FEUP e a Mota-Engil que tem sido um dos trunfos deste projecto.

O futuro está com certeza garantido pela capacidade científica e grande dinâmica do grupo de investigação e desenvolvimento liderado pelo Professor Pedro Pacheco (Grupo OPS), no entanto, é verdadeiramente primordial continuar a inovar para que este projecto continue a crescer. Num mercado global como o de hoje, a capacidade de continuar a competir está directamente relacionada com a capacidade de continuar a inovar, situação que obrigará o Grupo OPS a continuar a criar novas aplicações do conhecimento que possuem. Será certamente essa a sua estratégia, restando-nos esperar para ver. No horizonte visualizam-se já sistemas estruturais inteligentes, sistemas de monitorização a tempo real e realidade virtual aplicada a sistemas construtivos e de monitorização, um pequeno passo para quem ousa inovar.
.
.
António Aguiar da Costa
.
.
Referências:
http://www.organicprestressing.com/, página do Grupo OPS acedida em 26/12/2006

Sem comentários: