quarta-feira, dezembro 06, 2006

O sector da Construção na Europa II

Não resisti em colocar uma outra tabela, da mesma fonte, que revela os resultados de produção relativos à reabilitação e manutenção. De realçar que Portugal apresenta resultados semelhantes aos da Alemanha (tal como acontecia na tabela anterior), no entanto, a Alemanha apresenta já uma recuperação considerável em 2006, o que não se pode dizer em relação a Portugal.
Os restantes países da União Europeia apresentam um cenário mais positivo que o Português, o que, de certa forma, é a envolvente ideal para uma recuperação do nosso país a partir do próximo ano.
.
.
Fonte: European Construction Industry Federation FIEC

1 comentário:

Anónimo disse...

É preocupante constatar que em Portugal, desde 2001/2002, o sector da construção, manutenção e reabilitação está em recessão. É verdade que a construção, manutenção e reabilitação não podem ser desagregadas enquanto actividades, mas analisando cruamente as duas tabelas constato que:
- a diminuição de novas construções não é compensada pela recuperação das existentes.
- nos países mais desenvolvidos, a manutenção apresenta-se constante e positiva ao longo do tempo.
- o gráfico da manutenção idealmente devia apresentar declive não negativo.

Em Portugal facilmente explica-se esta situação:
- até ao ano 2000 os suburbios das cidades foram fortemente povoados, por habitantes em regra geral de parcos recursos económicos. O endividamento por vários anos com a compra da habitação afoga a liquidez económica dos habitantes suburbanos, o que não possibilita a necessária manutenção das suas habitações.
- sem possibilidade de efectuar manutenção nem de comprar nova habitação por falta de recursos económicos, o sector da construção/manutenção reflete-se disso.

Será que não houve estratégia da parte do sector da construção e deram tiros nos pés?