sexta-feira, novembro 24, 2006

Cálculo eléctrico assistido por computador

Contribuição para o SmartEngineering de Horácio Luís Baptista, Projectista na IDOM e administrador do site ForumEnergia.eu

“Corte no fornecimento de energia afectou esta noite vários países da Europa Ocidental, incluindo Portugal e o Norte de África. Não houve registos de incidentes, mas fonte da Électricité de France afirmou que "não se esteve longe de um apagão a nível europeu".
Jornal Público, 4 de Novembro de 2006

Na engenharia dos sistemas eléctricos de energia (SEE), o estudo do trânsito de potências é uma ferramenta essencial para garantir o correcto funcionamento das redes eléctricas nas situações de menor custo e maior segurança no abastecimento, por forma a evitar a ocorrência de apagões. Comporta análise numérica aplicada aos SEE. Contrariamente à análise de circuitos tradicionais, o estudo do trânsito de potências utiliza uma notação simplificada através de um diagrama unifilar e de um sistema “por unidades” (P.U.), e foca-se nos diferentes tipos de potência eléctrica (activa (P), reactiva (R) e aparente (S)) ao invés de unicamente na corrente (I) e na tensão (U).

Os métodos matemáticos utilizados no cálculo deste estudo são:
Método Newton-Raphson
Método Gauss-Seidel
Fast Decoupled (Desacoplamento Rápido)

Para a realização destes estudos, existe uma panóplia de programas de computador que fornecem uma ajuda capaz através da realização de cálculo matricial complexo.
Complementarmente ao estudo do trânsito de potências, alguns programas realizam outros tipos de análise como por exemplo simulações de defeitos ou análise económica. Alguns programas utilizam programação linear para calcular o Optimal Power Flow (OPF) que corresponde às condições de menor custo de exploração do SEE que são obtidas através de um trade-off entre o custo associado a cada MW gerado e à situação de perdas verificadas no sistema. Este estudo reveste-se de uma importância estratégica no planeamento de expansões a realizar nos SEE assim como na determinação da melhor situação de exploração da rede eléctrica.
Da variedade de programas disponíveis, ilustro os seguintes:

Power World Simulator

http://www.powerworld.com/


ETAP

http://www.etap.com/

DPlan (Criado e desenvolvido em Portugal pelo Instituto Superior Técnico)

1 comentário:

António Aguiar da Costa disse...

Seria interessante também abordar o tema numa perspectiva de prevenção de situações de apagão geral. Que medidas se poderão tomar, mesmo até ao nível do projecto, para que estas situações não ocorram?