É certo que a direcção de desenvolvimento futuro terá como base o conceito de virtualização e representação 3D, no entanto a estratégia de desenvolvimentos futuros não está ainda bem delineada. Desenvolvem-se cidades 3D , definem-se serviços que fornecem informação suportada pelo Google Earth (localização de imóveis, restaurantes, hoteis) e fazem-se representações virtuais de monumentos e de outros interesses turísticos, no entanto, a consistência destes desenvolvimentos e a visão que os integra não está ainda bem definida. (Poderíamos perguntar, para quê uma cidade 3D? Ou para quê a modelação tridimensional do património de um país?)
Em Portugal existem algumas empresas que pretendem desenvolver o conceito de virtualização da realidade:
A empresa 3Dcities, que se apresenta como criadora de cidades digitais, no entanto, apresenta no seu site uma área de acção é bastante abrangente, como que insinuando uma busca activa pelas sinergias do futuro.
A empresa Caixa D'imagens, que se assume como uma empresa de criação de sistemas virtuais, modelação tridimensional, computação gráfica, design e quiosques virtuais. Um dos seus principais projectos foi a colaboração no desenvolvimento do sistema de Realidade Virtual da Serra da Estrela, projecto que contou ainda com a participação da empresa SIQuant (coordenação geral, produção do Sistema de Informação Geográfica e apoio ao desenvolvimento da aplicação de realidade virtual), do INESC-ID/DIGraSys (programação da aplicação de navegação e visualização de realidade virtual) e do IST/DECivil (desenvolvimento da aplicação de consulta da informação geográfica com base no Google Earth).
A empresa SIQuant, uma empresa de sistemas de informação e de informação geográfica que nasceu do meio universitário, integra as competências e a abordagem técnica de dois grupos de investigação e desenvolvimento. Do ICIST (Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção do Instituto Superior Técnico) integra o conhecimento em técnicas de aquisição de informação geográfica e de modelação geográfica. E do INESC ID a competência de análise/concepção e desenvolvimento de sistemas de informação complexos.
António Aguiar da Costa