segunda-feira, maio 12, 2008

Reinventing Project Management

  • Project management is not about being on-time, on-budget, within requirements but rather about serving customer needs and creating business results
  • Project management is not a linear, predictable process
  • Project planning should involve early identification of needs
  • Project management is not a universal activity with one set of rules and processes for all projects
  • The right management style for each project needs to be selected to help identify risks and benefits appropriately
  • Novelty represents uncertainty of the goal and uncertainty in the market
    Technology represents task uncertainty
  • Complexity is based on the complexity of the product and the project being undertaken
    Pace represents the urgency of the project
  • Project portfolios should be selected based on business goals
  • Innovation should be managed according to its type
  • Applying an adaptive approach to a project need not be difficult
  • Projects with high uncertainty may require pilot projects to help reduce uncertainty
  • Projects should be planned at three levels: milestones (in quarters or years); mid level goals (in months); and detailed plans (updated for the next month)
  • Rolling wave planning (use of option theory and delayed commitment) is the correct approach for the more detailed levels of planning
Seguidamente apresento páginas do livro "Reinventing Project Management" (imagem 1, 2 e 3) com exemplo de falha verificada no caso da construção do Denver International Airport.
A falha é explicada com base num modelo de gestão suportado não apenas nas usuais triple constraint (budget, time, performance) mas em 5 dimensões (project efficiency, impact on the costumer, impact on the team, business results, preparation for the future) que permitem uma visão mais alargada do projecto e permitem distinguir claramente a diferença entre gestão de operações e gestão de projectos. "Operations involve repetitive, ongoing activities, such as manufacturing, service, and production, whereas projects involve unique, on-time initiatives, such as launching new products, new organizations, or new ventures, improving existing products, and investing in the company's infraestructure."
A complexidade dos projectos actuais está a distanciar cada vez mais a gestão comum, normalmente focada na gestão de operações (repetitiva, previsivel, curto prazo), da gestão de projectos moderna, com graus de inovação e incerteza elevados, onde é importante reconhecer, de forma alargada, as condicionantes em causa (não apenas operacionais). Tal como se verifica na figura 5-1 das imagens seguintes, aconselha-se que a estratégia de gestão seja suportada por 4 eixos ( Technology, Novelty, Pace, Complexity), o que possibilita a identificação das estratégias de gestão adequadas a cada caso.
Os autores do livro designam esta nova metodologia por adaptive project management approach segundo a qual, "projects are not just a coleection of activities that need to be completed on time (...) are business related processes that must deliver business results".


Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3

PRONIC

Este projecto é bastante oportuno e antevê a inevitável ligação das bases de dados padronizadas criadas com as recentes tecnologias BIM. O Cesur, unidade de investigação do IST, está a preparar uma equipa de trabalho para dinamizar evoluções neste sentido.

O Projecto ProNIC - Protocolo para a Normalização da Informação Técnica na Construção, está orientado para o Sector da Construção e tem como objectivos gerais o seguinte:
  • Produzir articulados standard para cadernos de encargos de trabalhos de construção civil, nomeadamente para a construção de edifícios (obra nova), para a reabilitação de edifícios e para infra-estruturas de obras rodoviárias.
  • Disponibilizar a todos os utilizadores da plataforma fichas de trabalhos, fichas de materiais e fichas de custos que se associam aos cadernos de encargos gerados.
  • Gerar toda a documentação necessária ao lançamento de uma obra, incluindo a Estimativa Orçamental, Medições Detalhadas e Mapa de Trabalhos e Quantidades.
  • Depois de criada a obra com toda a informação instrutória, será também possível efectuar comparação de propostas, instrumento fundamental para a escolha do empreiteiro geral, por parte dos donos de obra.
O desenvolvimento deste projecto compreende os trabalhos gerais de construção de edifícios, a conservação e reabilitação de edifícios existentes e ainda as infra-estruturas de obras rodoviárias.
Este Projecto apresenta características de transversalidade, dado intervir nas diversas fases de uma obra desde a sua concepção e projecto, à consulta, à execução da obra e materiais utilizados, procurando integrar as diferentes perspectivas das diversas entidades envolvidas em todas as fases de uma obra. Ver aqui.

BIM Handbook: A Guide to Building Information Modeling for Owners, Managers, Designers, Engineers and Contractors

Este livro sobre BIM que adquiri recentemente, a par deste, aborda de forma bastante interessante toda a probelmática do BIM, numa perspectiva global e integradora de todas as potencialidades desta nova forma de construir. Vale a pena ler.

Ver aqui.

Código dos Contratos Públicos

O Código dos Contratos Públicos, que entra em vigor no próximo dia 30 de Julho, estabelece o regime aplicável à contratação pública.
As regras da contratação pública previstas no Código aplicam-se a todo o sector público administrativo tradicional, nomeadamente o Estado, as Regiões Autónomas, as Autarquias Locais, os Institutos Públicos, as Fundações Públicas e as Associações Públicas, bem como a entidades privadas que actuem nos sectores especiais da água, da energia, dos transportes e dos serviços postais, quando essas entidades sejam detentoras de direitos especiais ou exclusivos.
Objectivos do Código:
- maior eficiência na contratação pública
- desburocratização
- simplificação da tramitação
- redução dos prazos procedimentais
- garantia de maior rigor no acompanhamento e monitorização da contratação pública
controlo da despesa pública.
O portal
www.base.gov.pt centraliza a informação mais importante relacionada com o Código dos Contratos Públicos.

Novo código da contratação pública - Academia Vortal



A Academia Vortal é um projecto dedicado ao desenvolvimento do capital humano no domínio da gestão e da negociação de contratos de aquisição e venda de bens, serviços e empreitadas apoiados por plataformas electrónicas.


Orientado por uma equipa interdisciplinar, na qual estou incluído, este projecto assume oportunidade e prioridade especiais em 2008, após a publicação do novo Código dos Contratos Públicos (Dec.-Lei 18/2008).


Surge na sequência do 1º Congresso Nacional sobre a Contratação Electrónica organizado pelo OPET – Observatório de Prospectiva na Engenharia e Tecnologia e pela Vortal em Setembro de 2007 que contou com a participação de mais de 1000 especialistas e interessados em contratação electrónica.

Ver aqui cursos disponíveis.