segunda-feira, maio 12, 2008

PRONIC

Este projecto é bastante oportuno e antevê a inevitável ligação das bases de dados padronizadas criadas com as recentes tecnologias BIM. O Cesur, unidade de investigação do IST, está a preparar uma equipa de trabalho para dinamizar evoluções neste sentido.

O Projecto ProNIC - Protocolo para a Normalização da Informação Técnica na Construção, está orientado para o Sector da Construção e tem como objectivos gerais o seguinte:
  • Produzir articulados standard para cadernos de encargos de trabalhos de construção civil, nomeadamente para a construção de edifícios (obra nova), para a reabilitação de edifícios e para infra-estruturas de obras rodoviárias.
  • Disponibilizar a todos os utilizadores da plataforma fichas de trabalhos, fichas de materiais e fichas de custos que se associam aos cadernos de encargos gerados.
  • Gerar toda a documentação necessária ao lançamento de uma obra, incluindo a Estimativa Orçamental, Medições Detalhadas e Mapa de Trabalhos e Quantidades.
  • Depois de criada a obra com toda a informação instrutória, será também possível efectuar comparação de propostas, instrumento fundamental para a escolha do empreiteiro geral, por parte dos donos de obra.
O desenvolvimento deste projecto compreende os trabalhos gerais de construção de edifícios, a conservação e reabilitação de edifícios existentes e ainda as infra-estruturas de obras rodoviárias.
Este Projecto apresenta características de transversalidade, dado intervir nas diversas fases de uma obra desde a sua concepção e projecto, à consulta, à execução da obra e materiais utilizados, procurando integrar as diferentes perspectivas das diversas entidades envolvidas em todas as fases de uma obra. Ver aqui.

Sem comentários: