sábado, junho 30, 2007

Segway

Ainda sobre os Segway:

http://www.ipl.pt/politecnia/n10/segway.pdf

http://www.apve.pt/upload/docs/exame_inf_05_2004.pdf

O Segway já está em Portugal para ser testado pela AVPE (Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico) e para que se consiga regulamentar a sua circulação nas vias públicas. Com dois cavalos, controlo do movimento das rodas e vários microprocessadores, o veículo do século XXI não polui e promete mudar os hábitos de mobilidade dentro dos grandes pólos urbanos, apresentando actualmente um preço de cerca de 5.500 euros.

2 comentários:

Anónimo disse...

Que tipo de regulamentação pode vir a ser criada para veículos deste género? Vias dedicadas? Prioridade sobre os automóveis/peões? Na minha opinião acho este veículo muito interessante e tecnológicamente extremamente evoluído. No entanto penso que a sua aceitação no mercado português pode não ser tão aceite quanto desejável. Talvez porque seja ainda visto como uma espécie de brinquedo. Finalizo com uma crítica: o preço. Os 5000 euros por pessoas conseguem comprar um citadino de 25000 euros para transportar 5 pessoas...

António Aguiar da Costa disse...

O próximo passo para a implementação deste meio de transporte será,sem dúvida, a redução de preço.
Neste momento o segway não tem ainda qualquer tipo de concorrência, dada a mais alta tecnologia aplicada. Será no entanto de prever que mais tarde ou mais cedo ela surgirá e os preços automaticamente baixarão.

Posteriormente julgo que deverão haver testes e experiências, no sentido de se conhecer qual a melhor forma de abordar a cidade no contexto destes novos veículos. Uma via dedicada seria uma óptima solução mas talvez demasiado complexa para a lenta estratégia nacional.