sexta-feira, junho 15, 2007

Ordem dos Engenheiros


A Ordem dos Engenheiros é a grande responsável pela acreditação técnica dos Engenheiros em Portugal. Quer isto dizer que zela pelos interesses de todos garantindo a qualidade da Engenharia praticada. Mas será que este tem tido um papel suficiente no que diz respeito à representação da Engenharia?

A existência de uma entidade como a Ordem deveria, quanto a mim, ultrapassar um pouco mais esta posição. Parece-me que garantir a qualidade não chega pois a necessidade de qualidade é dia após dia mais exigente e deve, dia após dia, ser estimulada. É neste sentido que a Ordem deve também actuar, delineando estratégias de sensibilização dos Engenheiros, através de formações gerais em áreas que considera estruturantes ou através de intervenções consistentes e contínuas na sociedade.
Encarar a sustentabilidade, a qualidade estética e funcional para além da estrutural, questionar as necessidades actuais de desenvolvimento e, porque não, procurar gerar alguma riqueza para que possa servir da melhor forma a Engenharia. Não apenas à custa das quotas pagas mas recorrendo a serviços prestados ao sector, principalmente através da vasta informação e bases de dados que possui. Um investimento num portal para apoio e serviços seria, por exemplo, rapidamente rentabilizado.
Acresce ainda a necessidade de referir que a Ordem dos Engenheiros zela pela imagem dos próprios Engenheiros. É ela que garante a sua posição na sociedade e a sua importância no mercado. E parece-me que essa não tem vindo a ser estimulada: os Engenheiros Civis são hoje menos reconhecidos que antigamente, os Engenheiros Informáticos são muitas vezes confundidos com técnicos de informática, e outros exemplos poderiam ser dados com facilidade. A imagem da Engenharia Portuguesa no estrangeiro deveria também ser favorecida pela intervenção da Ordem.

A meu ver a Engenharia deve, antes de mais, ser vista como uma forma de pensar e intervir na sociedade e por isso a Ordem, antes de defender a continuidade da profissão, deve pensar a Engenharia.
.
.
.
Antonio Aguiar da Costa

8 comentários:

Anónimo disse...

Daqui a uns anos já temos candidato! Eu entendo que o Eng.º Fernando Santo está a fezer um bom trabalho. No entanto reconheço que não é tarefa fácil. A perda de notoriedade e/ou falta de reconhecimento de "novas" especialidades parece-me surgir dos tempos modernos onde a engenharia diluíu-se para áreas onde não tinha presença, ou para áreas novas. Longe vão os tempos onde só existiam as eléctrotécnicos, os civis, os mecânicos, os mineiros e pouco mais.

António Aguiar da Costa disse...

Também reconheço que o Engº Fernando Santos tem feito um bom trabalho. A questão é que efectivamente há muita coisa para repensar e para além de faltar delinear uma estratégia de afirmação e restruturação interna.
As questões que o hbaptista referiu são exactamente as que julgo inevitáveis debater e que devem merecer muita atenção.

Anónimo disse...

O bastonário da OE chama-se Fernando Santo. O Eng.º Fernando Santos é o treinador de futebol! ;)

António Aguiar da Costa disse...

Sim, claro;)

Anónimo disse...

Se o António pensa que "há muita coisa para repensar e para além de faltar delinear uma estratégia de afirmação e restruturação interna", marque presença nas assembleias da OE e exponha as suas ideias. É de gente com boas ideias que nós (engenheiros) precisamos. De certeza que vai ser bem recebido!

António Aguiar da Costa disse...

Bom desafio!

Anónimo disse...

Não há qualidade que resista ou imagem que subsista quando temos um ordem que reconhece como engenheiros os licenciados em universidades privadas, politécnicos ou universidades publicas criadas por decreto no interior e não por necessidade ou mérito.
Haverá qualidade e boa imagem quando os engenheiros forem formados nas duas únicas universidades de engenharia dignas desse nome em Portugal.

Anónimo disse...

É por posições como a do sr. Alziro, que o País está como está e as engenharias em particular...
Já ninguém consegue falar em engenheiros, sem que lhe apeteça rir até doer a pele da barriga!

Matagalos