quinta-feira, dezembro 27, 2007

Venda de bilhetes da CP

Lisboa-Oriente: Os altifalantes anunciam que os lugares para o Intercidades estão esgotados.

Entro no IC. O lugar ao meu lado está ocupado até Vila Franca de Xira, o resto da viagem (até ao Porto) faço-a sem ninguém ao lado.


Esta situação fez-me pensar um pouco no processo de venda de bilhetes da CP. A questão parece-me pertinente, não deveria existir uma optimização da venda dos bilhetes? Para além das questões usuais como lugares de frente ou de costas, à janela ou no corredor, não deveria haver um outro critério de selecção?

Esta questão tem uma resposta simples, que é a que, efectivamente, o sistema de venda de bilhetes poderia ser optimizado. Um passo simples seria a introdução de uma nova cor no interface de venda de bilhetes. Por exemplo, a verde estariam os lugares livres, a vermelho os lugares ocupados e a laranja os lugares preferenciais. Em termos de optimização estes lugares laranja indicariam os lugares com viagem mais curta adequados à viagem pretendida.
A optimização poderia ser posteriormente mais aprofundada, podendo até calcular-se, a partir das possíveis vantagens da optimização, possíveis descontos nos bilhetes óptimos (especialmente na venda na internet).


António Aguiar da Costa

4 comentários:

Mónica disse...

e isso n existe já nos pontos de venda??

na rede expresso existe, com a informação em todos os terminais

António Aguiar da Costa disse...

Eu julgo que na CP a venda não está optimizada visto que, por exemplo na net, a escolha não é condicionada.

Anónimo disse...

e que tal não permitir viagens de muito curta duração nos combiois de longo curso?

António Aguiar da Costa disse...

Julgo essa situação não muito relevante, para além de que as paragens realizadas por comboios de longo curso são analisadas tendo essa problemática em consideração.